Presidente da AMA explica o que é autismo e ressalta importância de instituto em CG

A presidente da Associação Amigos dos Autistas, Vânia Pinheiro, afirmou que o autismo é um transtorno evasivo do desenvolvimento e explicou que o boneco masculino de cor azul é o símbolo do autismo por conta da maior incidência em meninos até a década de 70.

Ela destacou que a maior incidência de autismo continua sendo em meninos, pois a cada cinco crianças autistas, quatro são meninos.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Vânia destacou que existem muitas leis que protegem pessoas autistas, mas o grande problema no Brasil é o cumprimento dessas leis.

Ela salientou que existe em Campina Grande o Instituto Brenda Pinheiro, que fica na rua José do Ó, 169, no bairro Alto Branco, e oferece terapias e programas específicos para cada criança.

Vânia ainda citou que o instituto conta com fonoaudiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, arte educador, fisioterapeuta e nutricionista.

– Autismo não é doença, autismo é um transtorno evasivo do desenvolvimento. O indivíduo pode ter autismo e pode ter qualquer outra doença, mas o autismo em si não é doença – disse.

Para mais informações, o telefone do instituto é (83) 3066-3001.

*As informações foram concedidas à Rádio Caturité FM