Projeto Interatos integra programação do Agosto das Letras com teatro, dança e circo

Na edição deste mês, o projeto Interatos visita o Agosto das Letras – evento de literatura realizado pela Funesc até 30 de agosto que, por sua vez, abraça as várias ações da Fundação neste período. A participação do Interatos começa, nesta quinta-feira (9), no município de Cuité, com o espetáculo de dança de rua ‘Raxa’, com Jéssika Andrade e Jack Keysy. A apresentação acontece às 19h, em frente à Biblioteca Pública Municipal.

No dia 23, o Interatos visita a cidade de Sapé, com o “Circo Continental”. A apresentação será às 19h, na Praça João Pessoa. No município de Belém o projeto chega no dia 28 com o espetáculo de literatura dramatizada “Música e poesia em caminhos de versos”, com o grupo Frente Trovadora. A atração se apresenta às 19h, na Praça 6 de setembro.

Parcerias e patrocínio – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), junto com a Brastex e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba são parceiras na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. 

Desde o ano passado, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidas, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança com patrocínio da PBGás, Bradesco e Ministério da Cultura. O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob a gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba 2018 – No período de 2 a 30 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Funesc realiza a 4ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”. A homenageada deste ano é a professora e poetisa paraibana Anayde Beiriz. O festival tem como proposta base cultivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 2 deste mês, na capital paraibana. Na ocasião, o grupo Evoé! apresentou a Leitura Encenada “Anayde”, com texto de Paulo Vieira e direção de Suzy Lopes e Roberto Cartaxo. Programação completa do Agosto das Letras: www.funesc.pb.gov.br.

Ao longo do mês, o evento conta com oficinas, palestras, lançamentos, mesas redondas, contação de histórias e uma série de atividades interativas começando pela capital paraibana e percorrendo as cidades de Cuité, Cajazeiras, Sapé e Belém.

Com o intuito de agregar várias atividades culturais para atrair diversos públicos, o festival adquire o aspecto itinerante, buscando a sua interiorização com o objetivo de levar as ações para um público maior.

Interatos – Agosto das Letras

Cuité

09/08

19h – Dança de Rua: Espetáculo Raxa, com Jack Keysy e Jéssika Andrade

Local: Em frente à Biblioteca Pública Municipal

Sapé

23/08

19h – Espetáculo com Circo Continental

Local: Praça João Pessoa

Belém

29/08

19h – Espetáculo de literatura dramatizada: Música e Poesia em caminhos de versos, com o grupo Frente Trovadora

Local: Praça 6 de Setembro

Secom-PB