IMX586: novo sensor Sony possibilita smartphones com câmeras de 48 megapixels

Enquanto grande parte do mercado de tecnologia ainda comenta os rumoressobre o lançamento do Xperia XZ3, a Sony aproveita a visibilidade para anunciar um novo sensor para câmeras de smartphones com resolução de 48 megapixels.

Em um comunicado para a imprensa, a gigante japonesa apresentou o sensor IMX586 prometendo “a maior contagem de pixels do mercado”. Isso se torna possível porque o tamanho do pixel foi reduzido para 0,8 μm.

O Sony IMX586 conta com a tecnologia Quad Bayer. Ela permite converter a imagem em 12 megapixels com pixels de 1,6 μm. Essa combinação de pixels, ou melhor, de suas informações, em grupos de quatro, visa solucionar o problema de detalhes em fotos com iluminação reduzida. O desempenho do novo sensor da Sony vai além. Por exemplo, ele permite gravação de vídeo em 4K a 90 fps. Também oferece Full HD 1080p a 240 fps e 720p a 480 fps, além de outros modos de gravação que começam na base de 30 fps.

Novo sensor consegue combinar os pixels para que fotos noturnas não sejam prejudicadas e apresentem ruídos.

De acordo com a fabricante japonesa, o novo sensor estará disponível para o mercado apartir do mês de setembro. No entanto, ainda não foi comunicado qual será o primeiro smartphone a contar com a novidade.

Mesmo assim, a companhia garante que o IMX586 pode levar aos smartphones a qualidade de imagem equivalente a de uma câmera profissional. Além disso, fotos em ambientes escuros ganharão mais detalhes com uma quantidade menor de ruído.

Por enquanto, a Sony também não revelou os preços que serão cobrados por cada unidade. Desta forma, ainda será preciso aguardar um posicionamento da empresa. No entanto, já é previsível que a novidade apareça primeiro em smartphones topo de linha.

Tudo Celular