Moradores se adequam a temperaturas em torno de 40°C em Patos

Calor de 40 graus. Para conviver com essa temperatura, os moradores da cidade de Patos, no Sertão do Estado, a 420 km de João Pessoa, estão redobrando os cuidados para conviver com as altas temperaturas registradas na região. Com os termômetros registrando tudo isso, os patoenses precisam abusar do protetor solar e outras precauções.

O físico Rodrigo César Limeira explica que no segundo semestre do ano, o ar desce, em larga escala, para a superfície, deixando-a vulnerável aos raios solares. “Isso baixa significantemente a umidade do ar, consequentemente pode trazer algum problema para a saúde da população se for abaixo dos 20%, como indica a Organização Mundial de Saúde”, disse.

Prevenção

“Nesse período, entre setembro e outubro, realmente a incidência dos raios ultravioletas estão bem aflorados, então sempre tem que usar o protetor solar”, disse o dermatologista Humberto Joubert.

Outra recomendação do especialista se refere à hidratação. “Tem que tomar bastante água, tanto em casa como na rua tem que se hidratar. Sempre que estou na rua costumo tomar uma água de côco”, disse a moradora Ângela de Souza.

Redação