Saúde promove ação contra o tabagismo nesta quinta (27)

Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vai oferecer rodas de conversa, palestra com médico, depoimentos de ex-fumantes e apresentações culturais durante o Dia Municipal de Controle ao Tabagismo. A data vai ser lembrada na Respirarte, a Policlínica de Jaguaribe.

De acordo Niviane Ribeiro, técnica da Área Técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dant), parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida e o apoio aos fumantes no processo de cessação do vício e na adoção de outros hábitos saudáveis de vida é essencial.

“Quando uma pessoa decide parar de fumar, ela consegue observar a desintoxicação já no primeiro minuto sem cigarro, seu corpo começa a processar a mudança. Após 20 minutos, a pressão volta ao normal”, disse a técnica.

Para quem deseja parar de fumar, a Secretaria de Saúde de João Pessoa conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista). O interessado inicia o processo terapêutico em grupo, com a duração de um ano, e realiza a abordagem cognitiva comportamental (suporte psicológico), além de receber auxílio medicamentoso (adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar e pastilhas de nicotina e comprimidos).

Dentro do programa, os usuários podem participar de atividades em práticas integrativas e complementares, como reiki, auriculoterapia, relaxamento e yoga.

Redação