Samu orienta idosos da USF Padre Hildon Bandeira sobre independência funcion

O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) de João Pessoa realizou, nesta terça-feira (4), uma capacitação sobre prevenção de acidentes domésticos e independência funcional para os idosos atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre. Aproximadamente 800 idosos já foram orientados em mais de 20 capacitações.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, todos os grupos operacionais de idosos das USF estão sendo visitados para que sejam orientados a ter uma velhice mais saudável. “A população idosa está crescendo cada vez mais na Capital e necessita de independência e mais qualidade de vida”, afirmou.
A atividade conta com orientações acerca da prevenção de acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos, queimaduras, automedicação e suspensão de tratamentos sem autorização médica, além de alertar a população idosa para importância do cuidado com a saúde bucal.
O coordenador de enfermagem do Samu, Emanuel Almeida, explicou que o treinamento é composto por palestras e demonstrações de procedimentos básicos de primeiros socorros. “As orientações são voltadas para alguns cuidados essenciais e preventivos, como acionar o serviço de urgência e como eles mesmos podem se proteger diante de determinadas situações, a exemplo de quedas, estresse ou quando sentirem dor aguda súbita”, disse.
Grupos de Convivência – As equipes de saúde da família promovem interação entre os idosos através dos grupos de convivência. Em cada grupo são desenvolvidas atividades como desenho, pintura, jogos, palestras e rodas de conversa. Para participar, basta que o idoso entre em contato com a equipe de saúde da família de sua região.
Saúde do Idoso – Para o cuidado com a população idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há mais de 10 anos garante uma assistência integral a este público. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.
Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende a este público por meio das Unidades de Saúde da Família, Policlínicas, Academias da Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.

Secom-JP